Estratégia, liderança, economia, inovação e sustentabilidade, temas como esses levaram lojistas de todo o Ceará a participar da 25a. Convenção Estadual do Comércio Lojista do Ceará, na Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro, em Fortaleza. O evento, realizado entre os dias 14 e 16 de junho, reuniu cerca de 1.500 participantes, do pequeno ao grande lojista, que buscam conhecimento e crescimento empresarial.
Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, participar da Convenção permite que haja uma troca de ideias e que cada um possa mostrar o melhor que tem, ajudando o outro a ampliar sua visão de negócio. Para Michel, vivenciar as experiências de diferentes regiões do estado “faz com que as práticas bem sucedidas em uma localidade possam ser reproduzidas em outras cidades”, fazendo com que os negócios no Ceará se desenvolvam como um todo.
Segundo Araújo, o empresário precisa esquecer a visão individualista e trabalhar em conjunto. Assim, ganha em poder de negociação e na multiplicidade de ações. Ainda segundo ele, o empresário que passa o tempo todo dentro apenas do seu negócio aplica apenas uma visão empresarial o que pode prejudicar a empresa. “Só com o diálogo e o aprendizado de outras experiências é que se abre novas oportunidades de negócios”, disse.
Para atestar a força da ação conjunta de empresários, Michel citou a negociação com as empresas de cartão de crédito para que as maquinetas fossem unificadas: “nós éramos todos pequenos e médios empresários, não tínhamos como, sozinhos, entrar em uma disputa com uma grande operadora de cartão de crédito, mas juntos, sendo muitos fazendo o mesmo pedido, conseguimos que elas aceitassem [nossa posição]”.
Com objetivo de incrementar essa troca de experiências, a Convenção deste ano realizou visitas técnicas a grandes empresas da capital cearense, como: Fábrica Fortaleza, Pague Menos, Joongbo Química do Brasil e Ibyte. Erialdo Miranda, Presidente da CDL Cascavel, aprova as visitas e vê nos exemplos bem sucedidos, um incentivo para os empresários que participam desse momento: “é importante ver que uma empresa cearense alcançou uma produção industrial e com atuação nacional, mostra que se eles conseguiram chegar lá se destacando em seus setores e servindo de exemplo para todo o país”.