81% dos brasileiros devem comprar em lojas online, sendo 55% em sites/apps nacionais

A Black Friday 2022 promete movimentar os consumidores e o comércio nos próximos dias. A data já faz parte do calendário de compras dos brasileiros, que cada vez mais se programa para aproveitar as melhores ofertas. De acordo com pesquisa realizada pela CNDL — Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo SPC Brasil — Serviço de Proteção ao Crédito em parceria com a Offerwise Pesquisas, 79% dos consumidores pretendem fazer compras na Black Friday, um aumento de 22 pontos percentuais em comparação ao ano passado.

De acordo com os consumidores, a principal razão para participar da Black Friday é a oportunidade de comprar algo que já estava precisando, porém a um preço mais baixo (72%). Em seguida está a vontade de antecipar as compras do Natal a preços mais acessíveis (36%).

A pesquisa aponta também um crescimento nos gastos dos consumidores que pretendem comprar este ano: 40% dos entrevistados almejam gastar mais nesta Black Friday, um aumento de 12 pontos percentuais a mais na comparação com 2021, especialmente os homens e das classes A/B. Enquanto isso, 22% pretendem ter o mesmo gasto e 31% querem reduzi-lo (sobretudo as mulheres e as classes C/D/E).

O levantamento aponta que a população está atenta às promoções: 91% dos entrevistados afirmam que pretendem fazer pesquisa de preço antes de comprar na Black Friday, especialmente para confirmar se os produtos estão realmente com um bom desconto (56%) e para escolher a loja com o melhor desconto (34%). Começam a pesquisar os preços a menos de um mês do evento, 37%; e um mês antes, 29%.

A principal fonte de pesquisa são os canais online (91%), principalmente nos sites/aplicativos das lojas em que são clientes (54%) e em sites/aplicativos de comparação de preços/produtos (51%). 48% também fazem pesquisa offline, especialmente visitando lojas de rua (24%) e shopping (23%). Seis em cada dez se cadastraram ou pretendem se cadastrar em sites para receber as melhores ofertas com antecedência (58%).

40% almejam gastar mais na BF 2022

Os produtos que os consumidores mais estão evitando comprar agora para poderem comprar na Black Friday são: artigos de vestuário (27%), eletrodomésticos (22%) e celulares/smartphones (18%).

“O consumidor está cada vez mais habituado à Black Friday. Ele se organiza com antecedência, fica atento aos preços, se cadastra em sites de monitoramento de preços e faz muita pesquisa. Por isso, o comércio deve se preparar para oferecer ofertas reais para atrair o consumidor. Este ano temos ainda a Copa do Mundo que deve contribuir para aumentar a venda de roupas, eletrônicos e televisores, por exemplo”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

Foram entrevistados, via web, 747 moradores das capitais brasileiras com idade igual ou maior a 18 anos, de 17 a 25 de outubro de 2022. A margem de erro no geral de 3,0 p. p. e 3,9 p. p., respectivamente, para um intervalo de confiança a 95%.

Confira a pesquisa completa aqui!

Itens mais procurados
A pesquisa aponta que os consumidores têm a intenção de adquirir em média 3,4 produtos durante a Black Friday. Cada consumidor deve gastar, em média, R$ 1.161 com as compras durante a promoção. Os produtos mais desejados pelos consumidores são:

  • Roupas (41%);
  • Calçados (37%);
  • Eletrodomésticos (25%);
  • Eletrônicos (24%);
  • Cosméticos/perfumes (23%);
  • Artigos para casa e celular (21%).

Formas de pagamento
78% das compras devem ser à vista e 54% parceladas, sendo a quantidade média de 6 prestações. As principais formas de pagamento pretendidas são:

  • Cartão de crédito parcelado (47%);
  • PIX (45%);
  • Cartão de débito (32%).
Cada consumidor deve gastar, em média, R$ 1.161 com as compras durante a promoção

Locais de compra
A escolha do local de compra é feita levando em conta: o melhor preço após pesquisa (41%); dar preferência a lojas em que já são clientes (40%); e lojas com frete grátis (36%).

Os locais em que os consumidores devem fazer as compras:

  • As lojas online (81%), sobretudo nos sites/aplicativos de varejistas nacionais (55%) e internacionais (37%);
  • Lojas físicas (50%), especialmente no shopping center (30%) e nas lojas de rua (21%).

Quando os consumidores irão às compras
De acordo com o levantamento, a maioria pretende comprar no dia do evento (47%), enquanto 24% vão antecipar para a primeira quinzena de novembro e 15% na semana da Black Friday.

Os consumidores ficarão conectados e atentos às promoções no dia da Black Friday, uma vez que 17% vão madrugar na porta das lojas para garantir a compra dos produtos, 41% planejam passar a madrugada na internet para não perder as ofertas dos produtos desejados e 60% pretendem se manter conectados durante o trabalho para aproveitar as melhores ofertas.