Nesta semana o gerente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Thiago Silva, divulgou dados sobre a inadimplência em Cacoal. Segundo ele, em fevereiro houve aumento do número de pessoas negativadas, ou seja, que tiveram nomes inseridos no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
O acréscimo no mês ficou em 7,6%, foi o maior Thiado lembrou que um dos motivos poderia ser o número de dias do mês, que foi menor, bem como as contas de final de ano, já que muitos clientes gastam mais do podem. No entanto em março houve redução de 12% da inadimplência, o que equilibrou as contas do comércio. “Em fevereiro a gente tem aumento da inadimplência em razão das compras de final de ano, principalmente”, disse.
Ainda segundo ele alguns clientes também deixam de pagar financiamento de veículos, o que também ocasiona a negativação em muitos casos.
De acordo com o gerente de uma rede de lojas de móveis e eletrodomésticos, Jonathan Neves, mais de 97% dos clientes costuma pagar os carnês em dia, um dos motivos segundo ele é o crediário facilitado. “O nosso índice aqui é baixo, em relação até ao que empresa exige pra gente, isto em vista do crediário próprio facilitado, eu acredito que é um dos fatores para que nossa inadimplência seja baixa”, disse.
A dona de casa Maria Paula Siqueira admitiu que já teve o nome inserido no SPC por causa de uma conta não paga do cartão de crédito. “Eu até preciso de um empréstimo para investir num negócio próprio, mas desta vez vou fazer com orientação, sem impulso”, contou.