
A Bahia é o estado da região Nordeste com maior número de Microempreendedores Individuais (MEIs). De acordo com dados da Receita Federal de agosto de 2015, no estado, são mais de 334 mil microempreendedores individuais (MEI) cadastrados. Comparada com todos os estados brasileiros, a Bahia é o quarto colocado, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Segundo o Sebrae, em todo o país, os MEIs já ultrapassam a marca dos 5 milhões, número que só aumenta desde 2008, quando foi sancionada a Lei Complementar nº 128 (que criou a figura do MEI). Na Bahia, a formalização como MEI passou a valer dois anos depois, a partir do dia 8 de fevereiro de 2010.
Cabeleireiros, ambulantes, diaristas, pedreiros e muitos outros trabalhadores podem se formalizar e expandir o negócio. O cadastro é gratuito. Para se enquadrar no perfil de MEI, o empreendedor não pode ultrapassar o faturamento anual de R$60 mil. Isso corresponde a uma renda média de R$5 mil por mês. Caso valor seja ultrapassado, a atividade passa a ser considerada uma Microempresa (ME). (Correio)