A Câmara de Dirigentes Lojistas, cumprindo sua missão de representação de classe, reuniu-se nesta quarta-feira, 17, no gabinete do prefeito, após encaminhamento de ofício solicitando a troca do feriado do dia 19 de março – Dia de São José, exclusivamente nesse ano para poder minimizar os prejuízos comerciais – e solicitar a reabertura do comércio aos sábados.
A assessoria do município, no entanto, explicou a impossibilidade de aceitar os pleitos por barreiras legais. Para a alteração do feriado do dia 19 de março, por se tratar de Lei Municipal, seria necessário um trâmite na Câmara de Vereadores.
Quanto ao retorno das atividades comerciais aos sábados, a prefeitura informou que a determinação de fechamento veio de um decreto estadual e que, portanto, o município não tem poder sobre ele. Ao infringir o decreto, gestor incorre sob o risco de ser enquadrado em crime de responsabilidade, passível, inclusive, de perda do cargo.
Assim, conforme entendimento da assessoria municipal, enquanto for vigente o decreto estadual, seguem suspensas as atividades não essenciais aos sábado e domingos. Mantém-se, também, o feriado desta sexta-feira, 19. A prefeitura afirmou entender a demanda dos comerciantes locais, mas disse-se impedida de agir nesta questão.
Seguiremos na luta pela nossa classe e em defesa da vida e saúde.
Siga o exemplo do comércio: NÃO AGLOMORE, CUIDADO COM A HIGIENE E USE MÁSCARA.
COMÉRCIO FECHADO NESSA SEXTA E SÁBADO (19 e 20/03)
Postado em: Notícias