Com o aumento do número de casos confirmados e o enquadramento do município como lugar de contaminação comunitária, a prefeitura decidiu, junto com a CDL e o Gabinete de Crise, suspender as atividades comerciais da tarde do dia 13 ao dia 16 de junho.
Os estabelecimentos comerciais só poderão atender no sistema de Delivery e Drive Thru, assim como já vem acontecendo com bares, lanchonetes e restaurantes.
Conforme o Art. 2º do Decreto nº 117/2020, apenas os estabelecimentos que oferecem serviços essenciais, listados abaixo, poderão manter o atendimento ao público:
- Serviços de saúde, farmácia, assistência médica e hospitalar;
- Hipermercados, supermercados, mercados, feiras livres, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, centros de abastecimento de alimentos, frigoríficos, granjas e todos os demais estabelecimentos relacionados a cadeia produtiva de gêneros alimentícios;
- Lojas de conveniência;
- Clínicas veterinárias, lojas de venda de alimentação para animais e de produtos indispensáveis para produção agropecuária, prevenção, controle de pragas dos vegetais e de doença dos animais;
- Distribuidores de gás;
- Lojas de venda de água mineral;
- Padarias;
- Geração, transmissão de distribuição de energia elétrica;
- Tratamento e abastecimento de água;
- Captação e tratamento de esgoto e lixo;
- Processamento de dados ligados a serviços essenciais;
- Segurança privada;
- Serviços funerários;
- Bancos, lotéricas, cooperativas de crédito e correspondentes bancários;
- Postos de combustível;
- Hotéis e pousadas;
- Outros que vierem a ser definidos em ato expedido pelo Gabinete de Crise.
Indústrias também poderão funcionar observando todos os critérios de segurança já explicitados em decreto anterior.
“Reforço que todos devem intensificar as medidas de segurança. Nós reabrimos o comércio como forma de garantir a sustentabilidade da nossa economia, mas é preciso que todos entendam que os cuidados precisam ser redobrados. Devemos continuar em casa quando possível. Quando for essencial sair, devemos ter a atenção com o uso de máscara, a higienização das mãos, a distância recomendada. Só conseguiremos controlar o contágio com o auxílio de todos”, explicou o prefeito Rodrigo Hagge.