Embora o shopping center seja imediatamente associado à compra por impulso, não é apenas nesse espaço que as compras por impulso têm vez. A internet também é um ambiente propício para o consumo impulsivo, como mostra um levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgado nesta quinta-feira. Conforme a pesquisa, seis em cada dez (58%) consumidores já realizaram alguma compra online não planejada.
Esse tipo de comportamento é mais comum entre pessoas com idade entre 18 e 25 anos (que respondem por 61%), pertencentes às classes A e B (63%) e com pós-graduação (70%), de acordo com a pesquisa.
As roupas lideram o ranking de produtos que mais seduzem os internautas ao verem as ofertas na web. Entre esses consumidores, 40% afirmam que o principal motivo para a compra foram as “ofertas com preços imperdíveis”. Pesquisas na área de economia comportamental e psicologia econômica já mostraram que, ao ver um cartaz que remeta a uma promoção “imperdível”, as pessoas têm a sensação de urgência para adquirir o produto ou serviço, mesmo que não necessitem daquilo no momento.
Em segundo lugar na lista de produtos mais comprados por impulso, aparecem os acessórios de moda, como cintos e bolsas, com 32% de citações (38% entre os homens). Outros itens em que as ofertas “imperdíveis” se destacam como principal motivo da compra não planejada foram os calçados (31%), DVDs e CDs (31%), eletrônicos (30%), cosméticos e perfumes (29%), brinquedos (29%) e comida delivery (28%).
Serviço de Proteção ao Crédito – SPC | Valor Online | Finanças | BR