O SPC Brasil ficou em segunda colocação no Prêmio Best Performance, na categoria Excelência em Cobrança – Novas Estratégias e Aceleração da Transformação Digital, na última quinta-feira (17). Esta categoria visa fomentar e premiar programas, campanhas e processos exitosos nas operações de cobrança realizados por meio digital acelerados ou transformados em decorrência do momento atual, seja como estratégia de repensar os modelos de negócios das empresas com a pandemia, seja pela nova realidades de públicos, com a finalidade de atender às novas demandas de clientes, consumidores, colaboradores e fornecedores.

O case que submetido para premiação foi “A evolução do Registro Digital SPC Brasil”, no qual apresentava a transformação digital da sua linha de produtos de registro, buscando resolver alguns problemas de seus clientes:

• Contenção dos números de inadimplência;
• Desenvolver metas e objetivos para cobrança mais eficiente;
• Melhorar o relacionamento com o cliente e a sua jornada na negociação;
• Trazer eficiência ao atendimento convencional e digital;
• Alinhar os departamentos comercial e cobrança com interdependência;
• Elevar o índice de negociações atrelado a soluções assertivas;

A solução idealizada foi a criação e desenvolvimento do registro por multicanais do SPC Brasil, em que o credor pode optar pela notificação da dívida dos seus clientes, sendo possível parametrizar o intervalo entre o envio do SMS, E-mail e Carta, bem como enriquecer dados eletrônicos para uma comunicação mais precisa, assertiva e segura.

Ao apoiar o credor (empresas do segmento de varejo, industrias, bancos, financeiras, Utilities, etc.) na redução do tempo de comunicação da dívida ao devedor e na cobrança mais ágil e eficiente, SPC Brasil contribui para o incremento ao caixa dos clientes e o aumento dos resultados de recuperação de dívidas das empresas .

Hoje, as mídias como SMS e E-mail são as mais diretas e eficazes, tendo em vista que 67,4% dos brasileiros estão conectados à internet e que 78,2% possuem celular. Dessa forma, o registro SPC auxilia na:

• Diminuição de custos e gastos em protestos de títulos;
• Possibilidade de enriquecimento da base de inadimplentes;
• Comunicação por meios digitais e convencional;

Resultados obtidos com a solução

• 95% de entrega das comunicações aos devedores através dos canais digitais e apenas 5% no meio físico (carta física);
• 1.278 Canais de venda aderiram o produto;
• 45.437 Clientes credores utilizam o produto;
• Redução em torno de 46% do custo do produto;
• Últimos 12 meses: 19 milhões notificações emitidas, sendo 46% pelos meios digitais (produto registro digital SPC)
• Aumento em média de 8% a 14% de valor liquido recuperação no mês vigente da negativação;
• Nenhuma ação judicial que tivesse ônus ao SPC Brasil e a modalidade digital.

Fonte: SPC Brasil